Saiba tudo sobre a Mostra!

Multi/ novembro 24, 2022/ Sem categoria/ 0 comments

A Mostra Multi é um evento digital produzido pela Coordenadoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFOP. O evento surgiu em 2020, durante a pandemia de Covid-19 (veja informações sobre a primeira edição), como uma forma de mobilizar a comunidade acadêmica para o desenvolvimento de ações culturais naquele período tão difícil. Logo a Mostra revelou potencial para estimular um movimento de maior conhecimento do ciberespaço, seja no sentido produzir obras que explorem criativamente as possibilidade de interação dos meios digitais, seja no de propor reflexões sobre as experiências vividas em rede.

Nesta terceira edição a Mostra se organiza em torno do tema “Um Lance de Dados”, buscando aproximar as vanguardas artísticas modernas e os contextos da mineração de informações em nosso tempo. Saiba mais sobre a proposta temática.

Programação:

Em 2022 recebemos 7 propostas de trabalhos e eventos, contemplando uma experiência de criação de site explorando a linguagem da videodança, a produção de um audiotur teatral, quatro documentários e uma série de vídeos. Além disso, neste ano nossa programação recebe uma mostra de cinema que articula o fazer cinematográfico à temática do meio ambiente. Veja abaixo os detalhes!

Ao Acaso: montagem e cocriação em videodança

O grupo Anticorpos – investigações em dança traz para a III Mostra Multi o resultado de uma pesquisa que combina videodança com possibilidades de interação em meios digitais. No site do projeto Ao Acaso, criado pelo artista dos códigos Fernando Del, você vai poder montar sua própria sequência coreográfica a partir de fragmentos identificados com cartas de tarot criadas pelo artista Cláudio Zarco. Leia mais.

As Cidades e o Acaso: um audiotur teatral

Caminhar pelas ruas históricas de Ouro Preto com um guia artístico à disposição parece uma experiência bastante atrativa. E será possível através do projeto realizado pelo Grupo Mambembe, projeto de extensão dos cursos de Música e Artes Cênicas da UFOP. O guia produzido para a Mostra Multi proporciona um trajeto de cerca de 15 minutos, com sugestões de rotas e produções sonoras marcantes da cidade. Basta colocar os fones de ouvido. Leia mais.

Mostra Cinema com meio ambiente: reflexos na América Latina

Com foco nos países latino-americanos, e procurando afirmar o papel do Brasil nesse contexto geográfico, a mostra exibe, além de produções nacionais, filmes do México, Argentina e Chile. Todos abordam questões socioambientais presentes  na região, e contarão com sessões de debates, sempre com a presença de convidados. Leia mais.

Hoje ainda é ontem no Bento

O grupo Anticorpos – investigações em dança traz para a III Mostra Multi o resultado de uma pesquisa que combina videodança com possibilidades de interação em meios digitais. No site do projeto Ao Acaso, criado pelo artista dos códigos Fernando Del, você vai poder montar sua própria sequência coreográfica a partir de fragmentos identificados com cartas de tarot criadas pelo artista Cláudio Zarco. Leia mais.

Onde Estamos?

A produção audiovisual realiza um resgate histórico do Departamento de Direito (Dedir) da UFOP, a partir de depoimentos de professores, ex-professores, funcionários, ex-funcionários, alunos e egressos do curso, que completa 30 anos de fundação em 2023. Leia mais.

Arte e Identidade: Artesãos de Ouro Preto

Buscando aumentar a visibilidade dos artesãos da cidade, o documentário foi produzido ao longo de seis meses por uma equipe do curso de Bacharelado em Turismo. O trabalho dos artistas foi acompanhado de perto pelo professor e estudantes envolvidos. A produção pretende evidenciar os personagens responsáveis pelas obras de arte, entendendo o ofício como parte fundamental do turismo em Ouro Preto. Leia mais.

A Arte de Ensinar

Pensado a partir do projeto “As contribuições do uso do lúdico nas aulas para o aprendiz e para o educador do ensino médio na escola pública”, do curso de Letras, o documentário apresenta práticas descontraídas no ensino da língua inglesa. O referencial teórico contempla nomes como Paulo Freire e José Carlos de Almeida Filho. Leia mais.

Arte, História e Endocrinologia

O projeto conta com uma série de vídeos, buscando trazer um conteúdo informativo sobre as doenças endócrinas. A série ajuda a evidenciar a importância de obras artísticas e dos processos históricos da endocrinologia para a formação de estudantes de graduação, incentivando também a sensibilidade dos futuros profissionais de saúde. Leia mais.

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*