UFOP produz mostra de cinema sobre questões ambientais

Multi/ novembro 28, 2022/ Sem categoria/ 0 comments

A “Mostra Cinema com meio ambiente: reflexos na América Latina” faz parte da programação da Mostra Multi, e acontece entre os dias 13 e 15 de dezembro no canal da Mostra Multi no Youtube. O evento é gratuito e contará com o lançamento de três filmes, além da exibição de outras três obras. Após as sessões serão realizadas rodadas de debates.

Abordando questões socioambientais, a mostra procura reforçar o papel do Brasil no contexto da América Latina. Também busca se alinhar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas, fomentando o debate sobre o meio ambiente nos espectros nacional e internacional.

A iniciativa será realizada através de uma parceria entre o Laboratório de Criação e Produção Audiovisual do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP, a organização não governamental sem fins lucrativos Ecofalante, o Núcleo de Transmissão (Nutrans) da UFOP e o Cine Vila Rica.

As atividades do primeiro dia terão início às 17h, com a palestra “O grito pela natureza através de um cinema compartilhado: olhares e visões em A última floresta”, conduzida pelo professor Adriano Medeiros, do Dejor. Depois, serão lançados os filmes “Mestre VI”, dirigido por Líria Barros, “Para não esquecer”, de Gabriel Leal, e “O ontem ainda é hoje no Bento”, com direção de Adriano. Os diretores também estarão presentes nos debates.

No dia 14, às 13h, acontece a exibição do filme “Patrimônio”, produzido no México, com a autoria de Lisa F. Jackson e Sarah Teale. O documentário retrata a luta de uma comunidade na costa pacífica mexicana contra um projeto imobiliário estadunidense. A apresentação e o debate serão conduzidos por Arthur Medrado, graduado em Jornalismo pela UFOP e doutorando do Programa de Pós Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Para encerrar o evento, serão exibidos, a partir das 17h, dois filmes. O primeiro é o argentino “O Espanto”, dirigido por Martín Benchimol e Pablo Aparo, com diálogo coordenado pela professora Margareth Diniz, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O segundo, “O vento sabe que volto à casa”, do chileno José Luis Torres Leiva, contará com a presença da professora Ana Daniela Gillone, da Universidade de São Paulo (USP).

As transmissões estarão disponíveis no canal da Mostra Multi no YouTube.

Clique aqui para conferir mais detalhes sobre a programação da Mostra Cinema com meio ambiente.

A Mostra Cinema com Meio Ambiente está sendo apoiada pela ECOFALANTE – Programa Universidades.