Em que bolha você vive? – Programação

Na segunda edição da Mostra Multi, em 2021, foram selecionados xxxx projetos culturais para compor a programação. Veja abaixo o que foi produzido.

Marujo do Sertão

A música Marujo do Sertão é uma composição de Rodrigo Narciso e do Prof. da UFOP, Ricardo Moebus. Esta obra marcou a abertura da Mostra Multi em 2021.

Ficha técnica: Rodrigo Narciso (voz e violão); Marcelo Andrade (flauta transversal); Henrique 7 Cordas (edição e mixagem).

Saiba mais sobre a proposta.

Mostrinha Jardim Cultural

A Mostrinha Jardim Cultural reuniu obras produzidas por crianças de várias regiões do Brasil durante o período de isolamento social. A exposição ocorrerá no Instagram da Mostra (@mostramultiufop), e traz uma proposta de reflexão sobre o impacto da pandemia de Covid-19 nos processos de construção e representação de mundo da geração mais jovem. 

Classificação indicativa: Livre

Link de acesso no Instagram da Mostra Multi

Saiba mais sobre a proposta.

Microconversas Artísticas – MA

O programa de entrevistas MA – Microconversas Artísticas é realizado pelo grupo Anticorpos – investigações em dança, e já está em sua segunda temporada. O objetivo da série é dialogar com artistas, artivistas, pesquisadores e pesquisadoras do corpo na contemporaneidade dialogando sobre dança, política, arte, cena – abordando suas biografias, trajetórias e perspectivas. Nesta temporada são apresentados oito episódios.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 (dezesseis) anos.

Saiba mais sobre a proposta.

Meu Corpo Minha Bolha em Metamorfose

O Grupo Rosários, de danças tradicionais, apresentou três trabalhos na segunda edição da Mostra Multi. Na playlist ao lado veremos primeiro uma Roda de conversa sobre nossos corpos e nossas bolhas, com a participação de quatro convidados das regiões nordeste, sudeste, sul e centro oeste do Brasil. Na sequência temos uma webinário teórico e um webinário prático. Confira!

Classificação indicativa: Livre

Saiba mais sobre a proposta.

Degustação Virtual de Vinhos

Que tal conhecer um pouco mais sobre vinhos, sua cultura, produção, harmonizações e muito mais? Nas lives da Degustação Virtual Orientada você aprenderá sobre isso e muito mais, num papo leve e descontraído com os Professores e aficionados por vinho: Heber Eustáquio de Paula, do curso de Educação Física da UFOP; Cristiano Trombini e Letícia Pierre, Professores do Curso de Gastronomia do IFMG.

A equipe organizou três roteiros, com os seguintes temas:

  1. Generalidades e curiosidades sobre o vinho;
  2. Produção, consumo, castas e rótulos;
  3. Degustação, consumo consciente, harmonizações entre vinhos e comida.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 (dezoito) anos.

Saiba mais sobre a proposta.

Front

Atravessados pela imagem trazida por Tatsumi Hijikata de que dançarinos podem ser “armas letais que sonham”, propomos aqui um percurso imagético no processo de construção de 9 dançarines que se prepararam para suas batalhas diárias. Investigando seus próprios corpos, criaram suas dramaturgias íntimas atravessadas pela constatação de que, no contexto obscuro em que vivemos, todos os dias são dias de luta: nosso front de batalha cotidiana edificado nas fronteiras de nossos corpos. Qual é a sua batalha?

Classificação indicativa: Não recomendável para menores de 16 (dezesseis) anos.

Link para acesso à obra com audiodescrição: Clique aqui 

Saiba mais sobre a proposta.

Semana de Artes – Multicultural Produções Artísticas

Em 2021 a 13º edição da Semana de Artes, organizado pela Multicultural Produções Artísticas, empresa júnior dos cursos de Artes Cênicas e Música da UFOP, aconteceu dentro da Mostra Multi. Esta edição problematizou o tema “Roda da Fortuna”, referência à conhecida carta do baralho de tarô que representa a transformação e está relacionada ao nascimento, desenvolvimento e desencarne. A Roda da Fortuna simboliza a Roda da Vida e suas dicotomias, como sorte ou azar, ser bem-sucedido ou malsucedido, estar acima ou abaixo. Clique ao lado e acesse a playlist.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 (dezesseis) anos.

Saiba mais sobre a proposta

Qual o Seu Filme?

Lançamento de áudios, vídeos e fotografias experimentais produzidos no contexto da Oficina: Produção Experimental de um curta, que aconteceu no mês de setembro de 2021. A oficina teve o objetivo de abordar teorias da videoarte, planos da cinematografia e suas áreas associadas: fotografia e direção de arte.

Classificação indicativa: Livre

Acesse o conteúdo e saiba mais sobre a proposta.

Que tal sair das redes sociais e brincar de rimar?

Atividade voltada para o público infantil. A Profª Roberta Fróes (Dequi) em conjunto com estudantes do curso de pedagogia da UFOP preparou uma tarde muito especial para brincar de rimar com as crianças e seus responsáveis. O evento foi inspirado no livro “O Guaxinim Chinês”, escrito por Roberta e seus filhos Humberto, de nove anos, e Álvaro, de seis. A brincadeira de rimar estimula uma abordagem lúdica em relação à linguagem, e estimula nas crianças o desejo de conhecer mais palavras e seus significados.

Classificação indicativa: Livre

Saiba mais sobre a proposta.

Repúblicas e Casarões (documentário)

Documentário sobre a influência da Universidade Pública e dos seus estudantes nas áreas sociais e econômicas das Cidades de Ouro Preto e Mariana.

Classificação indicativa: Livre

Saiba mais sobre a proposta.

A Voz dos Pertencentes (audiodocumentário)

O projeto consistiu na realização de um áudio documentário que apresenta os relatos dos moradores de bairros periféricos da cidade de Ouro Preto, abordando aspectos diversos do cotidiano, da sobrevivência, da arte e da solidariedade entre as pessoas. Um aspecto que não estava previsto no projeto inicial foi que as entrevistas – que totalizam mais de cinco horas de depoimentos – foram recortadas em pequenos trechos e transformadas em uma espécie de jogo entre os participantes, abrindo perspectivas que aproximam o projeto à noção de teatro documentário. Trata-se de uma ação da Escola de Teatro Político e Popular de Minas Gerais, iniciativa também aprovada como projeto de extensão junto à Proex/UFOP.

Classificação indicativa: Livre

Saiba mais sobre a proposta.

Para Além da Bolha (série de podcasts)

 “Para além da bolha” é uma série de três podcasts, com trilha sonora e narração autoral, sobre a construção de diferentes realidades sociais a partir da diferença no acesso à informação. 

Episódio 1: No primeiro episódio você irá conhecer alguns dos nossos personagens, em especial a Dona Maria, que com a ajuda da Net vai dar uma voltinha pela fábrica de fake news.

Episódio 2: Na segunda parte da jornada de Dona Maria, ela irá conversar pessoalmente (ou quase isso) com o algoritmo que irá lhe mostrar a sua origem, suas diferentes funções e o impacto capaz de causar no mundo real quando programado por um grupo de pessoas privilegiadas.

Episódio 3: No último episódio da série a Net apresenta a Dona Maria o capitalismo digital, para que ela entenda que por trás de tudo isso há mãos humanas que criaram grandes monopólios tecnológicos e fragilizam as relações de trabalho pelo mundo.

Classificação indicativa: livre

Acesso o conteúdo e saiba mais sobre a proposta.

Patrimônio Invertido: diálogos transversais

Você é nosso convidado a pensar “fora das bolhas patrimoniais”, em um exercício reflexivo e contínuo de debates acerca das diversas perspectivas, atuais e desafiadoras, sobre a temática da Educação Patrimonial. A série de debates apresentada neste evento foi produzida por uma equipe diversa, qualificada e dinâmica, com integrantes do Projeto de Extensão Sentidos Urbanos: patrimônio e cidadania e do Grupo de Pesquisa do CNPQ Preservação e seus Meios.

Mesa 1: Novas realidades desafiam a Educação Patrimonial

Mesa 2: Diálogos entre o patrimônio cultural e crianças

Mesa 3: Ações inventivas de difusão do patrimônio cultural

Mesa 4: Patrimônio e Resistência: outras narrativas

Classificação indicativa: Livre

Saiba mais sobre a proposta.

Pindocast (série de pocasts)

O podcast Pindocast é voltado para o público infantil entre 06 e 09 anos de idade. Ele tem como objetivo estimular, através da contação de histórias e pequenos desafios, a cultura e memória histórica.

Episódio 1: O tempo se movimenta por todo o lado. Poty, uma menina guarani mbya e Chico, um menino da periferia, são amigos e vivem na cidade de Amendoeiras, bem pertinho do mar. Passam o dia brincando em um barranco que apelidaram de “morro fronteira”. Curiosos, gostam de explorar os espaços e objetos que os rodeiam, a cidade e a mata Atlântica. Dessa vez, a aventura foi na mata, não perceberam o tempo passando e se viram em um dilema: como voltariam para a casa?

Episódio 2: O tempo, a ancestralidade e as estrelas. A escuridão da noite trouxe tensão para os amigos. Juntos, Poty e Chico buscam encontrar o caminho de casa. Apesar do medo, conseguem observar o céu estrelado e conversar sobre duas constelações em especial, Escorpião e Guyra Nhandu, a Ema. As constelações guardam um grande mistério. O tempo passa, os amigos ainda estão perdidos… Quem poderia ajudá-los? Chico e Poty gritam pelas constelações. Será que elas vão aparecer no céu? E agora?

Episódio 3: O tempo liga o escuro da noite ao clarão do dia. Guyra Nhandu, a Ema, e Escorpião atendem o chamado das crianças e aparecem no céu. Mas, o Escorpião tem outras intenções e chama a amiga Ema para uma caçada, os dois acabam caindo na Terra. Agora, além de não conseguirem voltar para a casa, as crianças precisam fazer com que as constelações voltem para o céu. Mas como? Um outro personagem surge e os ajuda nessa aventura, será que finalmente Chico e Poty conseguirão voltar em segurança para a casa?

Classificação indicativa: Livre

Acesse o conteúdo e saiba mais sobre a proposta.

OBSCENO: diálogos sobre estéticas e (re)existências

O Núcleo de Investigação das Subjetividades Contemporâneas (Nisc) promove três webinários que terão o objetivo de fomentar diálogos interdisciplinares a respeito de aspectos epistêmicos, metodológicos, estéticos e políticos dos estudos queer.

Mesa 1: A bolha identitária: a subalternidade como empreendedorismo neoliberal.

Mesa 2: Desafiando poderes coloniais na construção do conhecimento acadêmico: autoetnografia performática, corpos e subjetividades

Mesa 3: Estéticas do Obsceno.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 18 anos.

Saiba mais sobre a proposta.

Perfil da Ergonomia (jogo)

O jogo “Perfil da Ergonomia: tabuleiro digital” é uma proposta de docentes e discentes do curso de Engenharia de Produção da Ufop para tornar as relações de aprendizagem mais prazerosas por meio da incorporação de práticas lúdicas ao processo de ensino. Foi realizada uma live, na qual foram apresentadas as regras do jogo e as potencialidades de uma abordagem lúdica nas práticas de ensino.

Classificação indicativa: Livre

Link para acesso ao jogo: Clique aqui

Saiba mais sobre a proposta.

O que você quer ser quando crescer?

O que você quer ser quando crescer?” é um documentário sobre o trabalho informal em Ouro Preto (MG). Às vésperas de se formar na Universidade Federal de Ouro Preto, uma estudante inicia uma jornada de reflexão sobre o que é o trabalho hoje no Brasil e chega a grandes descobertas.

Classificação indicativa: Livre

Saiba mais sobre a proposta.

Artes nas bolhas da saúde

O objetivo da proposta é apresentar ao público podcasts e videocasts sobre obras de arte a partir de uma perspectiva médica. Há a intenção de colaborar para o desenvolvimento de competências humanísticas em estudantes de graduação das áreas de saúde, bem como divulgar obras de arte e atuar na promoção da saúde. Serão lançados podcasts sobre os filmes “O Homem Elefante” (David Lynch; 1980) e “Uma Mente Brlhante” (Ron Howard; 2001), além de um videocast sobre trabalhos de Rembrandt (1606-1669).

Classificação indicativa: Livre

Acesse o conteúdo e saiba mais sobre a proposta.

Integrando as bolhas

Integrando as bolhas é uma série de três eventos produzida pela Coordenadoria de Cultura. A proposta foi de aproximar as equipes que atuaram em diferentes projetos da programação da Mostra Multi e trocar ideias sobre os trabalhos realizados.

1- roda de conversa sobre produções em podcast;

2-  roda de conversa sobre produções para o público infantil;

3- oda de conversa sobre dança contemporânea.

Classificação indicativa: Livre