Ao Acaso: monte sua videodança!

Multi/ novembro 28, 2022/ Sem categoria/ 0 comments

O projeto “Ao acaso: montagem e cocriação em videodança”, criado pelo grupo Anticorpos – investigações em dança, do Departamento de Artes Cênicas (Deart) da UFOP, oferece uma ferramenta web para que usuário/as internautas possam montar seus próprios vídeos de dança.

A dinâmica proposta parte de uma espécie de jogo de tarot, do qual os dançarines do grupo Anticorpos selecionaram cartas específicas para inspirar a criação de coreografias que foram gravadas em vídeo. No site do projeto, os usuários são assim convidados a jogar o mesmo tarot gerando combinações de cartas que correspondem a fragmentos dos vídeos de dança pré-gravados, incluindo assim efeitos de imagem e selecionando fragmentos do corpo de cada dançarine.

O coordenador do projeto, o professor Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas (Deart), destacou que o processo de criação do atual projeto desdobrou-se do trabalho realizado na última Mostra Multi: “Desde o início, a proposta foi pensar a aleatoriedade como fundamento da criação, isto é, a combinação de elementos que poderiam gerar diferentes  resultados artísticos. O conteúdo, a dramaturgia que construímos, partiu do desdobramento do projeto passado (Front.), pois lá pensávamos sobre as lutas diárias que cada um travava, os nossos embates cotidianos, e aqui partimos de uma realidade distópica, de uma proposta artística sobre como cada um/a via um outro fim do mundo possível”, explica.

Veja aqui a página do projeto!

COLETIVO ANTICORPOS – Criado em 2012, o grupo trabalha na intersecção entre dança, vídeo e espaços urbanos, construindo obras com influências técnicas e poéticas da dança butô que, por isso, apresentam como epicentro de suas criações a carnalidade do corpo e a problematização das dimensões (bio)políticas que o normatizam nos meios sociais.

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*