“A Arte de Ensinar” mostra importância de métodos lúdicos no ensino da língua inglesa

Multi/ novembro 28, 2022/ Sem categoria/ 0 comments

O documentário “A Arte de Ensinar” é uma iniciativa que teve origem a partir do projeto de pesquisa “As contribuições do uso do lúdico nas aulas para o aprendiz e para o educador do ensino médio na escola pública”, do curso de Letras da UFOP.

Como o próprio nome do projeto define, a obra busca demonstrar de maneira prática os benefícios do ensino da língua inglesa através de músicas, literatura, obras culturais, entre outras manifestações artísticas. Além de trazer reflexões filosóficas sobre o tema, o filme também conta com algumas interpretações realizadas pela aluna Gabriela Pinheiro.

Ela conta que  o documentário retrata uma dinâmica realizada com alunos de uma escola pública, que, ao responderem um questionário, demonstraram interesse em aprender a língua inglesa através de, principalmente, música e jogos.

Gabriela destaca também o potencial do filme em fomentar a cultura da cidade de Mariana. “O objetivo é mostrar uma Mariana, não só dos pontos turísticos que irão aparecer no filme, conhecidos, dos seus artistas conhecidos, como Manoel da Costa Thaíde, Cláudio Manoel da Costa, Alfonso Guimarães, mas também falar desses artistas desconhecidos, que os alunos escolheram como forma de aprendizagem, porque eles querem artistas que estejam mais próximos de suas vivências”, explica a estudante.

Ainda segundo ela, o principal objetivo da produção é demonstrar métodos diversos de aprendizado, evitando que as práticas se limitem à teoria falada. ““Trazer o interesse dos alunos, a importância da arte, do lúdico no desenvolvimento cognitivo. Do quanto é prazeroso aprender brincando, jogando, se divertindo, porque a arte traz esse prazer, essa beleza”, afirma Gabriela.

O documentário será lançado na 3ª Mostra Multi, e a primeira exibição acontece no dia 12 de dezembro.

Ficha Técnica:

Idealização: Filme baseado no projeto de pesquisa: “A motivação de educandos para o engajamento em propostas de atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa: um estudo do Ensino Médio de uma escola pública de Minas Gerais”. Orientadora: Profª. Drª. Anelise Dutra.

Pesquisadora: Gabriela Pinheiro.

Roteiro: Gabriela Pinheiro, Júlio dos Santos e Maysa Mendes

Direção: Gabriela Pinheiro, Lindoberg Campos e Maysa Mendes

Apresentação: Gabriela Pinheiro