“Onde estamos?” resgata trajetória do Departamento de Direito

Multi/ novembro 24, 2022/ Sem categoria/ 1 comments

O documentário “Onde estamos?” é uma iniciativa do professor Claudio Henrique Ribeiro da Silva, e pretende resgatar a história do Departamento de Direito (Dedir) da UFOP. São duas produções audiovisuais que contam com imagens e depoimentos de professores, ex-professores, funcionários, ex-funcionários e egressos do curso. 

Criado em 1993, o curso já esteve situado em Mariana e na Escola de Minas, antes de se instalar na Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM), onde se encontra na atualidade. O documentário tem como objetivo perpassar essa trajetória, explorando as mudanças no espaço físico, no corpo docente e de funcionários e nas lembranças dos egressos. 

Ressaltando a importância da valorização histórica do departamento, o professor Claudio conta que as produções buscam contornar a falta de conhecimento desse percurso: “A obra pretende registrar uma história relativamente recente porém desconhecida da maioria da comunidade do departamento e da comunidade da UFOP”. 

Além disso, busca também implementar uma prática comunicativa mais frequente dentro da comunidade de que faz parte do Dedir, para evitar que o apagamento do progresso se repita. “Este apagamento, que é um fato, se dá pela ausência atual (por morte, aposentadorias, etc) de seus principais personagens, e da falta de um registro mais ou menos organizado dos eventos que determinaram os rumos do departamento”, acrescenta Claudio.  As produções fazem parte da 3 ª Mostra Multi, e serão exibidas em (inserir data). Para mais informações, acesse a página do “Onde estamos” no Instagram.

O documentário está dividido em duas partes, que terão sua estreia no dia 13 de dezembro.

1ª Parte

2ª Parte

DIREÇÃO
Claudio Henrique Ribeiro da Silva

PRODUÇÃO
Pró Reitoria de Extensão e Cultura – UFOP
Claudio Henrique Ribeiro da Silva

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO
Bruno Camilloto
Fabiano Rebuzzi Guzzo Marina Oliveira Daniel Pereira

ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO
Bruno Camilloto
Fabiano Rebuzzi Guzzo
Daniela Alvarenga Silva
Gabriel Augusto do Carmo Magalhães
Gustavo Gabriel Tavares Ribeiro
Luisa Viana de Jesus

ROTEIRO
Marina Oliveira Daniel Pereira

OPERAÇÃO DE CÂMERA, SONOPLASTIA E MICROFONIA
Claudio Henrique Ribeiro da Silva

Share this Post

1 Comment

  1. Parabéns ao Prof. Cláudio e toda a equipe, feliz por participar de importante Projeto.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*