Projeto busca aproximação entre arte e endocrinologia

Multi/ novembro 30, 2022/ Sem categoria/ 0 comments

O projeto “Arte, história e endocrinologia” é coordenado pela professora Fabiana Maksud, da Escola de Medicina (Emed) da UFOP, e busca evidenciar a importância de obras artísticas e dos processos históricos da endocrinologia para a formação de estudantes de graduação. 

Contando com uma série de vídeos, o trabalho procura informar sobre doenças endócrinas por meio da análise de obras de arte canônicas. As doenças endócrinas são aquelas que estão relacionadas aos hormônios e ao metabolismo, e apresentam alterações nos corpos dos pacientes. As produções mostram como a análise de pinturas, filmes e livros promovem maior capacidade de observação no contexto de situações dessas enfermidades. 

O projeto teve início em 2021, intitulado “Bolhas nas artes de saúde”, e fez parte da segunda edição da Mostra Multi. O trabalho atual traz também o incentivo à sensibilidade por parte dos futuros profissionais da saúde, evidenciando o papel do médico como tradutor dos verdadeiros significados das doenças aos pacientes.

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*