Mambembe apresenta audiotur teatral para Ouro Preto

Multi/ novembro 30, 2022/ Sem categoria/ 0 comments

O projeto As cidades e o acaso: um audiotur teatral foi idealizado pelo grupo Mambembe, projeto de extensão dos cursos de Música e Artes Cênicas da UFOP, e coordenado pela professora Raquel Castro, do Departamento de Artes Cênicas (Deart). A produção em áudio proporciona um passeio guiado pelas ruas de Ouro Preto, através dos sons marcantes da cidade. 

O Audiotour tem duração total de 15 minutos, podendo variar de acordo com a experiência pessoal e as pausas que podem ser tomadas durante o trajeto. Raquel destaca que não existe um roteiro definido para o tour, e cada um pode escolher o seu ponto de partida, contando com as sugestões presentes no trabalho. Ela conta também que o projeto possibilita uma prática de compreensão da cidade para além de seus monumentos e arquitetura característicos.

“O audiotour marca rotas possíveis, menos marcadas pela geografia e mais pelo invisível mesmo. Então, a gente tem textos, músicas, histórias, que se sobrepõe ao espaço geográfico. A ideia é que a pessoa viva um pouco dessa experiência na cidade com esse olhar mais sensível”, explica Raquel. 

Outra motivação para a ausência de um roteiro foi a acessibilidade. Por não contar com um trajeto definido, o audiotour trabalha com a possibilidade de que o usuário possa fazer parte da experiência mesmo se não puder seguir as sugestões do grupo. Ainda segundo Raquel, o ponto crucial do projeto é a interação. “A figura principal dessa experiência artística é o ouvinte, não é o artista. É a pessoa que vai viver a experiência, ela é a protagonista”, acrescenta.

O Audiotour é um dos projetos que fará parte da Mostra Multi, e estará disponível nesta página a partir do dia 13 de dezembro. Para realizar o passeio, basta ter acesso a fones de ouvido e ao arquivo no celular. O percurso pode ser traçado individualmente ou em grupo.

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*