“Hoje ainda é ontem no Bento” – memórias e expectativas de pessoas desalojadas após desastre da barragem de Fundão

Multi/ novembro 28, 2022/ Sem categoria/ 0 comments

A obra, intitulada “Hoje ainda é ontem no Bento”, foi produzida ao longo de oito meses, e tem a direção do professor Adriano Medeiros, do Departamento de Jornalismo (Dejor). O documentário conta parte da história de sete pessoas que foram desalojadas depois do rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015.

Na ocasião, o rompimento da barragem, localizada no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, marcou o maior desastre socioambiental do Brasil no setor da mineração. Foram lançados cerca de 45 milhões de metros cúbicos de rejeitos no meio ambiente.

Segundo o professor Adriano, um dos objetivos da obra é proporcionar um espaço de visibilidade às vítimas. “Em 2022, exatamente neste novembro, nós completamos sete anos desse crime ambiental, que tanto prejudicou essas pessoas. Então, pensando nesse marco temporal, nós resolvemos fazer um filme para ecoar, amplificar a voz e a vez de sete dessas pessoas”, explica.  

Com duração de 52 minutos, o filme de média metragem também conta com viés artístico, explorando características da linguagem audiovisual, como aspectos estéticos e narrativos da direção de arte, da fotografia e da própria montagem.

Em sua construção narrativa, o filme busca registrar o lado humano de cada uma dessas histórias e seus cruzamentos. Para isso, perpassa a trajetória das pessoas afetadas pelo ocorrido, assim como seus medos e expectativas para o futuro. Ainda de acordo com Adriano, os moradores participaram ativamente do processo de revisão de montagem, quando o trabalho ainda estava em fase de finalização.

Entre a equipe realizadora estão estudantes de Jornalismo, Artes Cênicas, dentre outros cursos da UFOP. Além das metodologias tradicionais de pesquisa, o trabalho de pré-produção envolveu também palestras feitas pelos consultores científicos, tais como Américo Tristão (tempo e espaço), André Carvalho (trauma), Fernando Lamas (memória) e Hélio Rodrigues (pertencimento).  O pré-lançamento da obra foi realizado na mostra de cinema “Direitos humanos e mineração: Enquanto há vida há luta”, realizada pela organização humanitária Caritas Internacional. O lançamento oficial acontece durante a 3ª Mostra Multi, de maneira digital, aberta e gratuita, através do canal da mostra no Youtube.

Veja o trailer abaixo:

Ficha Técnica:

Direção
Adriano Medeiros

Assistência de direção
Pedro Olavo

Direção de fotografia
Anderson Medeiros

Imagens captadas
Adriano Medeiros
Anderson Medeiros
Gabriel Borges
Pedro Olavo

Diálogos e entrevistas
Adriano Medeiros
Anderson Medeiros
Beatriz Melo
Pedro Mol
Pedro Olavo

Som direto
Pedro Mol

Pesquisa de trilha musical
Gabriel Borges
Pedro Mol
Pedro Olavo

Montagem e finalização
Gabriel Borges
Pedro Olavo

Pesquisa e produção
Adriano Medeiros
Anderson Medeiros
Beatriz Melo
Gabriel Borges
Pedro Mol
Pedro Olavo

Consultores científicos
Américo Tristão (tempo e espaço)
André Carvalho (trauma)
Fernando Lamas (memória)
Hélio Rodrigues (pertencimento)

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*