Cinema com meio ambiente: reflexos na América Latina

Multi/ novembro 28, 2022/ Sem categoria/ 0 comments

Confira a programação completa!

Dia 13/12

18h – Palestra: O grito pela natureza através de um cinema compartilhado: olhares e visões em A última floresta.

Palestrante: Prof. Dr. Adriano Medeiros da Rocha (DEJOR/UFOP)

19h – Lançamento e debate sobre os filmes (com participação dos diretores):

Palestra e Debate realizados no dia 13/12 a partir das 18h

Filmes debatidos:

Mestre VI – direção de Líria Barros, 2021, Ouro Preto, MG, 6’.

Clique para acessar o filme.

Resumo do filme: Vindo de Alpha Centauri a convite dos Mestres Ascensos, Mestre VI materializa-se por um dia no Planeta Terra para realizar um importante trabalho de transmutação de energias e para passar uma mensagem de preservação da natureza.

Sobre a diretora Líria Barros: Eu sou uma caminhante do labirinto interior. Amo a Mãe-Terra, as plantas, os animais e as conexões do coração. Pelos caminhos que ando, me encanto com o mundo e compartilho meu olhar multicolor.

Para não esquecer – direção de Gabriel Leal, 2022, Goiânia, GO, 73’.

Clique para acessar o filme.

Resumo do filme: Muitas memórias foram perdidas por aqueles que vivem duas vidas, uma antes e uma após o acidente com o césio 137 em Goiânia, Goiás, Brasil. Odesson, não pôde guardar nada anterior à 1987, além de suas lembranças. Pensando em preservar a história de sua família, ele conta sobre sua vida e a dos seus. Conta, também, como foram aqueles dias pela sua perspectiva.

Sobre o diretor Gabriel Leal: jornalista e diretor de cinema. Goiano. Editor de vídeo e áudio desde 2013, lançou seu primeiro filme em 2021, Há apenas Natureza. Desde então já participou de outras quatro produções, tendo escrito e dirigido o longa-metragem Para não esquecer. Tem um cinema focado em temáticas ambientais e da preservação da memória.

O hoje ainda é ontem no Bento – direção de Adriano Medeiros, 2022, Mariana, MG, 52’.

Resumo do filme: Sete anos após o maior desastre socioambiental do Brasil, sete pessoas que tiveram suas vidas duramente mudadas tentam projetar algum amanhã. Expectativas e medos se misturam à nova forma de vida urbana, reclusa. No rastro da famigerada destruição, a promessa de um reassentamento e as memórias interrompidas de um pertencer.

Sobre o diretor Adriano Medeiros: Cineasta, professor de cinema, TV e linguagem audiovisual do curso de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto, pós doutorando pelo PPGCINE da Universidade Federal Fluminense, doutor em Artes/Cinema, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais e Departamento de Audiovisual da Universitat Autònoma de Barcelona.

Assista o filme a partir do dia 13/12. Clique aqui para saber mais sobre esta proposta.

Dia 14/12

13h – Apresentação e diálogo sobre o filme:

Patrimônio – direção de Lisa F. Jackson e Sarah Teale. 2018, México, 84′.

*Não recomendado para menores de dez anos.

** A obra estará disponível nos três dias do evento a partir do link de acesso a ser disponibilizado pela OSC Ecofalante.

Para acessar o vídeo você deve clicar neste link e inserir a senha: 794437

Resumo do filme: O documentário retrata a luta de três anos de uma pequena comunidade na costa pacífica mexicana contra um mega-empreendimento norte-americano. O projeto imobiliário, tido como “sustentável” e “holístico”, ameaça o acesso da comunidade de pescadores à já escassa água, à costa e ao seu patrimônio.** A obra estará disponível nos três dias do evento a partir do link de acesso a ser disponibilizado pela Ecofalante para divulgação.

Convidado que apresentará e debaterá a obra fílmica: Arthur Medrado. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual – PPGCine/UFF. Mestre em Educação e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

Dia 15/12

17h – Apresentação e diálogo sobre o filme:

O espanto – direção de Martín Benchimol e Pablo Aparo. Argentina, 2017, 67′.

* Não recomendado para menores de dez anos.

** A obra estará disponível nos três dias do evento a partir do link de acesso a ser disponibilizado pela OSC Ecofalante para divulgação.

Para acessar o vídeo você deve clicar neste link e inserir a senha: 794437

Resumo do filme: Em um recôndito povoado da Argentina, os remédios caseiros substituem a medicina tradicional. Toda doença é tratada pelos vizinhos, exceto “Clique para acessar o filme.o espanto”, uma enfermidade rara que só pode ser curada por um ancião que ninguém se atreve a visitar.

Convidada que apresentará e debaterá a obra fílmica: Profa. Dra. Margareth Diniz. Psicóloga pela PUC-Minas, Mestre e Doutora em Educação pela UFMG, Psicanalista, Professora Associada de Psicologia da UFOP. Líder do Grupo de pesquisa Caleidoscópio/ UFOP/CNPQ. Coordenadora do Programa de Pesquisa/extensão Caleidoscópio. Integra os grupos de pesquisa sobre formação e condição docente – PRODOC – UFMG e o Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância. (LEPSI-MG). Integra a Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Política – RIPPEP – UFRGS, a RUEPSY- Rede Universitária Internacional de Estudos em Psicanálise e Educação e a Rede Kino – Rede Latinoamericana de Cinema e educação. Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação e o Programa de Mestrado em Direito/UFOP.

Assista o debate no canal UFOPCultura.

18h30 – Apresentação e diálogo sobre o filme:

O vento sabe que volto à casa – direção de José Luis Torres Leiva. Chile, 2016, 103′.

* Livre para todas as idades.

** A obra estará disponível nos três dias do evento a partir do link de acesso a ser disponibilizado pela OSC Ecofalante para divulgação.

Para acessar o vídeo você deve clicar neste link e inserir a senha: 794437

Resumo do filme: Em um recôndito povoado da Argentina, os remédios caseiros substituem a medicina tradicional. Toda doença é tratada pelos vizinhos, exceto “o espanto”, uma enfermidade rara que só pode ser curada por um ancião que ninguém se atreve a visitar.

Convidada que apresentará e debaterá a obra fílmica: Profa. Dra. Ana Daniela Gillone. Pesquisadora com pós-doutorado pelo Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Doutora pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em História da Arte pela Universidad de Salamanca (USAL). Bacharel em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pela Universidade de Ribeirão Preto. Lecionou, como professora visitante, módulo de cinema latino-americano no Programa de Mestrado em Estudios Latino-americanos – Instituto Iberoamérica da Universidad de Salamanca (USAL), em 2019. No Centro de Estudios Brasileños da USAL ministrou os Seminários: Nuevo Cine Latino-americano (2018) e Panorama del Cine Brasileño (2017). Ministrou modúlo de Cinema Latino-americano, oferecido como disciplina optativa de graduação, no Centro Universitário Maria Antônia da USP (2019) e como disciplina optativa de graduação e pós-graduação na Fundação Escola de Sociologia e Política FESPSP (2018). Pesquisadora do Grupo de Estudos Cinema Latino-Americano e Vanguardas Artísticas-Diálogos entre Construção, Expressão e Espacialidade (GECILAVA-UNIFESP). Integrante do Comitê Científico do Colóquio de Cinema e Arte na América Latina COCAAL, organizado pelo GECILAVA. Coordenou cursos de extensão universitária (Cinema Latino-americano) no Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) da Fundação Memorial da América Latina (2009-2012). Professora dos Cursos de Pós-graduação em Cinema e Artes Visuais das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e do FIAM-FAAM Centro Universitário, desde 2014. Ministra cursos livres de cinema (Cinema Brasileiro/Cinema Latino-Americano/Mulheres no Cinema Latino-Americano) nas unidades do SESC-SP e no MIS-SP. Organiza publicações e é autora de capítulos de livros sobre cinema (Discurso Editorial).

A Mostra Cinema com Meio Ambiente está sendo realizada com apoio da OSC Ecofalante .

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*