Audiotour oferece passeio guiado pelos sons marcantes de Ouro Preto

Multi/ abril 12, 2023/ Sem categoria/ 0 comments

Idealizado pelo grupo Mambembe, projeto de extensão dos cursos de Música e Artes Cênicas da UFOP, e coordenado pela professora Raquel Castro, do Departamento de Artes Cênicas (Deart), o projeto “As cidades e o acaso: um audiotour teatral”, proporciona um passeio guiado pelas ruas de Ouro Preto através dos sons marcantes da cidade. 

O Audiotour tem duração de aproximadamente 30 minutos, podendo variar de acordo com a experiência pessoal e as pausas que podem ser tomadas durante o trajeto. Raquel destaca que o projeto possibilita uma prática de compreensão da cidade para além de seus monumentos e arquitetura característicos. “O audiotour traça rotas possíveis, menos marcadas pela geografia e mais pelo invisível mesmo. Então, a gente tem textos, músicas, histórias, que se sobrepõe ao espaço geográfico. A ideia é que a pessoa viva um pouco dessa experiência na cidade com esse olhar mais sensível”, explica a Coordenadora. 

Outra motivação para a ausência de um roteiro foi a acessibilidade. Por não contar com um trajeto definido, o audiotour trabalha com a possibilidade de que o usuário possa fazer parte da experiência mesmo se não puder seguir as sugestões do grupo. Ainda segundo Raquel, o ponto crucial do projeto é a interação. “A figura principal dessa experiência artística é o ouvinte, não é o artista. É a pessoa que vai viver a experiência, ela é a protagonista”, acrescenta.

Para realizar o passeio, basta ter acesso a fones de ouvido e ao arquivo no celular. Você pode executá-lo diretamente aqui na nossa página no player abaixo:

Clique aqui se você preferir baixar o arquivo para o seu dispositivo.

O percurso tem início no cemitério da Igreja do Carmo.

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*